Currículo dos integrantes

ALAIN PIERRE Ribeiro de Magalhães,violonista, alaudista, cantor, arranjador, compositor, regente e produtor musical, possui grande experiência em diversas áreas da música erudita e popular. Nascido em Paris, França, concluiu Mestrado em Musicologia Histórica com tese sob o título “O perfil de Baden Powell através de sua discografia” aprovado com louvor em fevereiro de 2000. Esta tese serviu de inspiração para a publicação do Livro de Partituras sobre Baden Powell (ed. Gryphus, 2000 e 2004). Em 2012, aprovado em Concurso de Seleção Nª 003/11 (FAM) oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura do Rio de Janeiro no ano anterior, finalizou seu primeiro CD autoral “Sementes” (Mills Records) e realizou dois shows de lançamento. Ainda em 2012, realizou diversos concertos no “Projeto Diálogos Musicados nos séculos XVII e XVIII” também aprovado em concurso editado pela Secretaria de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.

Em 1999 regeu o Coral da Cultura Inglesa (Adult Center) e em 1996 trabalhou como regente interino do Coral UNIGRANRIO. Criou vários arranjos para coral com ênfase na MPB interpretados e gravados por diversos corais brasileiros. Em 2008 foi responsável pela Gravação e Direção Musical do CD Ponto de Partida (Biscoito Fino) do cantor e compositor Sérgio Ricardo sob patrocínio da Petrobrás lançado em Show no Teatro Rival (RJ). Em 2006 fez diversos arranjos e direção musical do CD Marianna canta Baden Powell (selo Jasrcac, Japão) relançado em 2007, no Brasil (selo Mills Records).Trabalhou na gravação e criação de trilhas para os documentário sem DVD “Caminhos da memória”(2002), com a utilização de instrumentos de Música Antiga, “Mata Atlântica” (2005) e “O Cerrado” (2006). Entre 1974 e 1981 integrou o conjunto de MPB “A Barca do Sol” como contrabaixista violonista e vocalista com o qual fez inúmeras apresentações em diversas cidades brasileiras, gravou discos, trilhas para teatro e cinema, e participou de diversos trabalhos ao lado de nomes tais como Egberto Gismonti, Milton Nascimento. Atualmente é Regente do Coral Ipiranga, da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, e Regente Assistente do Coral do Instituto Vital Brazil, em Niterói.

Na área de “Musica Antiga”, como alaudista, se apresentou em várias cidades brasileiras, atuando como solista e ao lado de especialistas no gênero tais como Helder Parente, RozanaLanzelotte, Myrna Herzog, Nícolas de Souza Barros, Homero Magalhães Filho (Quadro Cervantes), Nice Rissone (A Banda Antiqua) entre muitos outros e em diversos grupos tais como Pro Arte Dança Antiqua, Conjunto de Música Antiga da UFF, Trio Renascentista e o Conjunto de Música Antiga do Rio de Janeiro (Direção de Homero Magalhães Filho) com o qual se apresentou em “tournée” pela França em 1989. Atuou também em duos e trios (alaúde, viola da gamba e voz) de música renascentista e barroca com as cantoras Adriana Rodrigues (1988) Lily Abreu (1990 a 1995), Maude Salazar (1996) e Paloma Lima (2003 e 2012).

PALOMA LIMA, graduada em Canto e em História, fluente em francês e inglês, iniciou sua carreira atuando como solista e preparadora vocal no conjunto de música barroca Camena, dirigido pelo prof. Dr. Ibaney Chasin. Com este grupo, realizou ao longo de 4 anos de atuações, inúmeros concertos em mais de dez capitais brasileiras, apresentando cantatas e madrigais de compositores como Monteverdi, Scarlatti, Frescobaldi e outros. Desde suas primeiras atuações, a pureza e limpidez de seu timbre, a correção musical e a intensidade dramática de suas atuações chamaram a atenção de público e crítica. Estudou com Eliane Sampaio e Cilene Fadigas e atualmente segue orientação e se aperfeiçoa com Leila Guimarães. Apresentou-se repetidas vezes na Sala Cecília Meireles-RJ, no Theatro Municipal-RJ e em locais como o Centro Cultural dos Correios-RJ e o Centro Cultural do Banco do Brasil-RJ. Cantou obras de J.S. Bach, Pe. José Maurício Nunes Garcia, Mozart e muitos outros compositores, acompanhada de orquestra, com regência do maestro Ricardo Rocha, com retransmissão por rádio e TV. Em Brasília, esteve nos palcos do auditório da Caixa Econômica Federal em concertos de duetos contemporâneos e barrocos com trompete; realizou lançamento do CD Sicut Lilium Inter Spinas de Palestrina em uma série de concertos no Rio em Brasília e em São Paulo; e, no Centro Cultural do Banco do Brasil-DF, participou do espetáculo Barroco!, dirigido por  Alberto Renault e Marcelo Fagerlande. Interpretou ainda o papel protagonista de Altisidore, em temporada de trinta e cinco récitas no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, na ópera “Don Quichotte chez la Duchesse” de Joseph Bodin de Boismortier. Atuou como “Susanna” na ópera “As Bodas de Figaro” de Mozart, em montagem especial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2004 fundou o Conjunto Mucama, quarteto de viola de arame, violão, bandolim e canto, especializado em repertório de música brasileira do século XIX, com o qual realizou em 2006 uma série de quinze concertos no projeto “Concertos Didáticos nas Escolas” patrocinados pela Petrobrás e realização da Funarte. Com a Orquestra Sinfônica Nacional foi solista da “Missa da Coroação” de Mozart, regida pelo maestro suíço Claude Villaret. Na temporada internacional da ópera Elektra de R. Strauss, cantou com a renomada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro John Neschling. Em 2011, destacaram-se a gravação ao vivo de suas participações solistas no DVD “Ofício 1816”, de José Maurício Nunes Garcia, acompanhada de coro e orquestra, e uma série de concertos como solista do grupo de música barroca “Camena” pelas cidades de São Paulo e João Pessoa, além de recitais de árias virtuosísticas no Rio de Janeiro. Este ano, encontra-se em temporada na ópera-ballet Pigmalião, de Rameau, no papel de Céphise, com temporada de vinte récitas, no Centro Cultural do Banco do Brasil-RJ. Com a Orquestra Sinfônica Brasileira- Ópera e Repertório, foi selecionada para cantar a ária de Rosina do Barbeiro de Sevilha em concerto realizado dia 06 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu projeto “Diálogos musicais”, voltado para diversos estilos de música barroca, foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e conta com seis concertos previstos ao longo do ano. Contando com uma longa trajetória permeada pela “Música Antiga”, sua versatilidade vocal abrange desde o repertório medieval até Verdi, Bellini, Puccini, Debussy, Richard Strauss, Debussy e música contemporânea. É afamada e aplaudida como intérprete da Missa em dó menor, de Mozart.

Paloma Lima é um dos raros artistas da área do canto erudito no Brasil a cultivar com igual êxito todos os gêneros, estilos, modos e maneiras musicais da área artística que escolheu. Assim, vai ela desde o renascimento de Palestrina, o barroquismo de Monteverdi, Vivaldi, Bach, Rameau, ao classicismo de Mozart e Haydn, e Cherubini ao pré-romantismo das primeiras fases de Beethoven e Schubert, ao romantismo de Bellini, Mendelssohn, Verdi, Carlos Gomes, Puccini, ao impressionismo de Debussy e Ravel, ao modernismo de Berg, Villa-Lobos, Stravinsky, Bartok, à atualidade contemporânea de Poulenc, Milhaud, Santoro, Guarnieri, Marlos Nobre. Onde quer que se apresente, é aplaudida com ênfase por todo o público e elogiada pela crítica.
  

ROGER LAGR tem se dedicado ao estudo do violino barroco desde sob a orientação do professor Luís Otávio Santos no núcleo de Música Antiga da EMESP em São Paulo. Foi Músico convidado da III Semana de Música Antiga da UFMG (2011) e no mesmo ano foi spalla da montagem de Dido e Eneias dirigida pelo maestro Julio Moretzon na UNIRIO. Integrou a orquestra barroca da montagem de Pigmaleão dirigida por Marcelo Fargelande no CCBB do Rio de Janeiro em 2012. Atuou como solista à frente da Orquestra Livre do Rio de Janeiro, do madrigal do 23º Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora e da Orquestra Barroca da UNIRIOComo camerista, tocou no grupo de música contemporânea GNU, no quarteto Ars Plenaassim como no Quarteto de Cordas Rio Universaliscom o qual foi finalista do concurso Jovens Talentos de Furnas na categoria Música de Câmara em 2008. Atualmente, Roger Lagr é spalla da Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU) e membro diretor do Ensemble O Discurso Harmônico (RJ,AM,SP), bem como componente dos conjuntos Lacrime Musica(RJ), Entre Amor e Guerra (SP) junto aos quais vem desenvolvendo intensos trabalhos camerísticos nas mais diversas salas de concerto do Rio de Janeiro e do Brasil.


EDUARDO ANTONELLO é bacharel e mestre em cravo pela UFRJ sob a orientação do prof. Marcelo Fagerlande. Iniciou seus estudos de teoria músicas e piano aos nove anos com a profª Rosina Barros da Escola Magda Tagliaferro. No ano de 2005 ingressou no curso de bacharelado em cravo na Escola de Música da UFRJ sob a direção do prof. Dr. Marcelo Fagerlande. Por esta instituição, foi bolsista do conjunto Sacra Vox, projeto que resultou na gravação do Cd “Da República ao Império” no ano de 2009. Ainda na Escola de Música da UFRJ participou de recitais na II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX Semana do Cravo, evento organizado pela instituição dedicado ao instrumento no Brasil.

Até os 23 anos já havia realizado mais de 120 concertos com diversos grupos e formações musicais tais como Quarteto Ars Plena, Consortium Musicum Rio, Duo Kristina Augustin & Eduardo Antonello, Trio Barroco, Duo com Patrícia Michelini,Orquestra Barroca da Uni Rio dentre inúmeros outros. No ano de 2010 foi convidado a participar da gravação do cd “Fantasias para Duas Violas da Gamba”pelos gambistas Kristina Augustin e Mario Orlando apresentando concertos de lançamento nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

Com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro participou como cravista e organista das seguintes óperas e concertos: “As Bodas de Fígaro”, A Criação de Haydn, A Infância de Cristo de Berlioz, Cavaleria Rusticana de Mascagni, O Barbeiro de Sevilha de Rossini, “O Messias” de Handel, Magnificat de S. Bach e Villa-Lobos e obras de G. Handel e Purcell na Sala São Paulo, ao lado da Soprano Jennifer Larmore sob a regência do maestro Roberto Minczuk.
Participou de master classes com o cravista Olivier Baumont, França, com a cravista Christine Daxelhofer da Alemanha e de improvisação erudita ao órgão e ao piano com Alexandre Rachid, Brasil, e do curso de organologia e iconografia musical sobre cravo, clavicórdio e piano forte lecionado pela profª Florence Gétreau, diretora do Institut de recherche sur le patrimoine musicale na França. Atualmente Eduardo Antonello é o mais novo cravista concursado da Escola de Música da UFRJ.

KRISTINA AUGUSTIN, mestre em Artes/Música pela Unicamp especializou-se em viola da gamba, durante três anos, na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça, sob orientação do gambista Paolo Pandolfo. Em 1997, após dois anos de estudos com Sarah Cunningham, diplomou-se pela University Central ofEngland/Birmingham Conservatoire. Na Europa apresentou-sena Alemanha, Áustria, Inglaterra, Roménia e Suíça, com variadas formações camerísticas. A partir de 2008 vem se apresentando em Portugal nas cidades de Aveiro, Porto e Lisboa sempre com o cravista Mario Trilha e músicos convidados.

No Brasil, desde 1999 vem destacando-se no cenário musical nacional como solista apresentando-se nas principais salas de concerto e festivais de música. Sob a regência de Ricardo Rocha solou no Concerto Bradenburgo nº 6 (2010) e na Paixão Segundo São João ambos de J. S. Bach. Juntamente com o flautista David Castelo e a OSN-UFF solou nos concertos de Telemann para flauta-doce, viola da gamba e orquestra sob a regência de Lígia Amadio (2003). Como camerista, foi integrante do conjunto de Música Antiga da UFF durante 20 anos, participando de várias turnês pelo Brasil, sendo a que teve maior abrangência foi realizada pelo SESC no projeto Sonora Brasil (22 cidades brasileiras).

Como camerista vem se apresentando com conjunto Quadro Antiquo em turnê pelo nordeste brasileiro (Natal, Recife, Olinda, João Pessoa, Maceió, Salvador,2007,2009,2010), em Minas Gerais (Belo Horizonte, São João del Rey, Ouro Preto, Tiradentes, Barbacena, Diamantina 2008) e concertos em Portugal (Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto) e na cidade de Praga (2008). Em julho de 2010 o grupo teve o projeto Sons do Passado aprovado pelo governo de Pernambuco, quando realizou nove concertos em cidades do Estado, inclusive na Ilha de Fernando de Noronha. O grupo foi ganhador do Edital de Apoio a Turnês de Grupos de Câmara da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro quando realizou quatro concertos nas cidades como Cachoeiras de Macacú, Petrópolis, Niterói e Teresópolis (2012).

Fruto de seu trabalho de divulgação da viola da gamba no Brasil foi citada no dicionário Novo Aurélio, século XXI no verbete “viola da gamba” e “gambista” e mais recentemente no Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira de Olga G. Cacciatore. É autora do livro Um Olhar sobre a Música Antiga – 50 anos de História no Brasil (1999). Recebeu em 2000 a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. Atualmente, cursa o doutoramento em música na Universidade de Aveiro/ Portugal.

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