terça-feira, 17 de setembro de 2013

O grupo Diálogos foi criado em 2011 para cumprir uma série de concertos propostos através do projeto “Diálogos Musicados nos Séculos XVII e XVIII”, projeto este contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2012. O grupo tem como alvo apresentar e divulgar música barroca com conteúdo em forma de “conversa musical”, ou seja entre vozes, voz e instrumento ou entre solistas e acompanhamento. Os instrumentos utilizados são réplicas de época: arquialaúde, cravo ou espineta e viola da gamba. As técnicas de interpretação vocal e instrumental são também utilizadas conforme os tratados de época e o conhecimento adquirido sobre aquele período.

O repertório passeia por diversos compositores que representam a música barroca italiana, francesa e inglesa tais como Claudio Monteverdi, Jean Baptiste, Lully, Henry Purcell, entre muito outros. Diversas características encontradas nas estruturas musicais dos séculos XVII e XVIII permanecem até hoje na nossa música, seja ela popular ou clássica. O grupo vem se dedicando a pesquisar e difundir os compositores e obras brasileiras dos séculos XVIII e XIX, como as modinhas e lundus.

O grupo, especializado na performance histórica, une conhecimento com criatividade musical propondo uma releitura cuidadosa do repertório com arranjos que valorizam a instrumentação e as obras. No repertório brasileiro são utilizados ainda a viola caipira  e a rabeca brasileira.


Na direção musical do grupo Diálogos estão unidos os experientes Alain Pierre Magalhães e Paloma Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário